Características gerais da produção em Rádio


A emissão em rádio explora os sentidos da audição em sua maior expansão. Isto porque a capacidade de recepção sonora pelo ouvido humano é em progressão logarítmica, o que permite a produção de sons em uma combinação de freqüências ilimitadas e provocam a manifestação do imaginário da audiência. O som na produção em Radialismo é um dos elementos essenciais para a realização ilimitada da criatividade humana. Ele induz a audiência a criar cenas imaginárias e a aflorar suas sensibilidades sentimentais.
          O som é muito mais do que uma pontuação interpretativa de situações modais e casuais. Pode ser usado para reforçar, fortalecer o impacto da mensagem. Pode se tornar mais forte que o imaginário e conduzir as emoções da audiência para qualquer ponto desejado. 

 

A imagem acústica
 

          A imagem acústica, em sua forma simplificada, é a imagem criada pela nossa imaginação, depois de ouvirmos um som que nos remeta - "ligue" - a um referencial de tempo, modo, espaço ou ambiência, que está registrado em nossas memórias na forma de sentimentos construídos ao longo de nossas existências.

          Uma música qualquer com o seu volume aumentado lentamente, como o som dos passos de uma pessoa se acelerando, provoca na audiência uma expectativa. Ficamos "ligados", esperando uma condição modal. Ou, os sons produzidos pelas gaivotas durante um diálogo entre duas pessoas, leva a audiência a criar através deste som uma imagem acústica - saberá, certamente, que ambos estão conversando perto do mar, de um porto.