· Foi oficialmente inaugurado a 7 de Set. 1922. Era comercial: · Começa na década de 30 as transformações. · Decreto n. 21.111 de 01/03/32 autorizava a 10% de sua programação ter comerciais. Época de "Ouro do Rádio" "O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois." A era do Rádio,Orlando Miranda, p.72 · Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio" Chega a TV e o rádio muda: · Os artistas do Rádio vão para a TV · Troca-se os artistas e programas de humor por música
· Com um transmissor de 500 watts,da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts.
· O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.
· A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
· Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais...
· Receptores caros, importados.
· Finalidade cultural, educativa e altruísta.
· Mensalidades pagas para quem tinha os receptores, doações.
· Anúncios pagos eram proibidos
· O erudito se torna popular.
· Contrata-se artistas e produtores.
· A competição trouxe:
a. desenv. Técnico,
b. status da emissora (ibope) e
c. popularidade do veículo
· Programação mais popular, mais audiência
· Surge o Ibope, dia 13 de Maio 1942
· A primeira radionovela, 1942: "Em busca da felicidade"
· Esportes, radiojornalismo -Repórter Esso...
· O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram esta época do Rádio.
· As novelas e programas de auditório por serviços de utilidade pública
· Busca-se a segmentação
· Chega um poderoso impulso: o Transistor, em 23/12/47. Comunicação mais ágil, ao vivo da rua, e receptores sem tomadas.
· As FMs aparecem na década de 60, com muito mais músicas.