· Foi oficialmente inaugurado a 7 de Set. 1922. 
· Com um transmissor de 500 watts,da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts. 
· O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa. 
· A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro". 
· Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais... 
· Receptores caros, importados. 
· Finalidade cultural, educativa e altruísta. 
· Mensalidades pagas para quem tinha os receptores, doações. 
· Anúncios pagos eram proibidos

Era comercial:

· Começa na década de 30 as transformações. 

· Decreto n. 21.111 de 01/03/32 autorizava a 10% de sua programação ter comerciais. 
· O erudito se torna popular. 
· Contrata-se artistas e produtores. 
· A competição trouxe: 
a. desenv. Técnico, 
b. status da emissora (ibope) e 
c. popularidade do veículo

Época de "Ouro do Rádio"

"O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois." A era do Rádio,Orlando Miranda, p.72

· Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio" 
· Programação mais popular, mais audiência 
· Surge o Ibope, dia 13 de Maio 1942 
· A primeira radionovela, 1942: "Em busca da felicidade" 
· Esportes, radiojornalismo -Repórter Esso... 
· O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram esta época do Rádio.

Chega a TV e o rádio muda:

· Os artistas do Rádio vão para a TV 

· Troca-se os artistas e programas de humor por música 
· As novelas e programas de auditório por serviços de utilidade pública
· Busca-se a segmentação 
· Chega um poderoso impulso: o Transistor, em 23/12/47. Comunicação mais ágil, ao vivo da rua, e receptores sem tomadas. 

· As FMs aparecem na década de 60, com muito mais músicas.